domingo, 23 de agosto de 2009

:: Hospital Infantil Joana de Gusmão :: Rua: Rui Barbosa, 152 - Agronômica - Florianópolis - SC - CEP 88025-301 Fone: (0xx48) 3251-9000 - Fax: 3251-9013 - E-mail: hijg@saude.sc.gov.br - Web Designer

Oi pessoal!

Vamos colocar muitas informações em nosso blog e divulgar para todos os amigos e amigas!

Prof.a Rosa Maciel
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – PROGRAD
CAMPUS DE .............., SP.
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PLANO DE ENSINO
ANO/SEMESTRE
1.1 CURSO
Pedagogia
1.2 TURNO
1.3 DISCIPLINA
Educação nos espaços não escolares
1.4 CODIGO
1.5 CARGA HORÁRIA TOTAL (hora aula) 40 h
1.6 C.H. TEÓRICA
1.7 C.H. PRÁTICA
1.8 PROFESSOR (ES) Rosa Maciel
DA DISCIPLINA

2. EMENTA APROVADA NO PPC
Estudo de práticas alternativas ou complementares à educação escolar (governamentais e não-governamentais) e os seus variados espaços físicos e fontes de financiamento. Métodos não-formais de conhecimento. Programas educacionais implementados nos espaços não-formais de educação relacionados ao terceiro setor: ONG, museus, igrejas, asilos, hospitais, praças públicas. Teorias de administração e a gestão em espaços não-escolares. Relações entre a gestão e a prática educacional em espaços não-escolares. Elementos administrativos e financeiros que compõem o cotidiano da gestão de um espaço não-escolar.

3. OBJETIVOS
3.1.GERAL
Perceber espaços não escolares como novas possibilidades de trabalho para o pedagogo em seu enfoque de criador e gestor de projetos
3.2.ESPECIFICOS
- Atuar em espaços não escolares tais como o hospitalar, em projetos sociais, empresas e outros.
- Iniciar discussão sobre o papel do pedagogo como um gestor de projetos.
- Adquirir noções de como ingressar no empreendedorismo social e constituir organizações não governamentais.

4. PROGRAMA DE ENSINO APROVADO PELO COLEGIADO DE CURSO
UNIDADE 1 – O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Características
Diferenças básicas entre espaços escolares e não escolares
Espaços institucionais e não institucionais
O papel do pedagogo nos espaços não escolares
O planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do impacto
UNIDADE 2 - ALGUNS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E O TRABALHO DO PEDAGOGO
2.1Pedagogia hospitalar
2.1.1 Exemplos de projetos em andamento em hospitais
2.1.2 Unidades de atendimento regionais (postos de saúde)
2.2 A Pedagogia social:
2.2.1 Pedagogia social de rua
2.2.2 A escola pública encarcerada: a instituição total (presídios, medidas sócio-educativas em meio fechado)
2.2.3 Projetos propostos por organizações não governamentais
2.2.4 Crianças e adolescentes em situação de periculosidade e em risco
2.3 A Pedagogia Empresarial:
2.3.1 O papel do pedagogo na empresa
2.3.2 Projetos sociais da empresa
2.3.3 Formação e treinamento de pessoal
2.3.4 Universidades corporativas
2.4 O que é empreendedorismo social
2.4.1 O empreendedorismo social e o papel do pedagogo
2.4.2 Organizações não governamentais, OSCIPs o que são?
2.4.3 Como formar uma ONG?
2.4.4 Como organizar e administrar ONGs e Projetos

5. PLANO DE ENSINO
Aula: 1ª
Objetivo: Apresentar professora alunos
Conteúdos:
Apresentação de professor e alunos
Apresentação e discussão do programa
Metodologia de ensino:
Dinâmica de grupo
Recursos de apoio:
Interação do grupo
Aula: 2ª
Objetivo:
Perceber a existência de ou tros espaços de atuação do pedagogo fora da unidade escolar
Conteúdos:
O que são espaços não escolares
Metodologia de Ensino:
Exposição dialogada
Recursos de apoio:
Texto:PRADO, Laura Andrea de Souza. O pedagogo em espaços não escolares. Trabalho de iniciação científica apresentado à Universidade Camilo Castelo Branco, sob a orientação da Prof.a Dra Tânia da Costa Fernandes. São Paulo: 2007
Aula: 3ª
Objetivo:
Diferenciar espaços escolares dos não escolares, vislumbrando diferentes formas de atuação
Conteúdo:
Características
Diferenças básicas entre espaços escolares e não escolares
Metodologia de ensino:
Dinâmica de grupo
Fechamento com exposição dialogada
Recursos de apoio:
texto da dinâmica de grupo
retroprojetor
Aula: 4ª
Objetivos:
Recordar o processo de planejamento estudado no curso e reconstruí-lo tendo em vista espaços não escolares.
Ampliar o conceito de avaliação utilizando-o para avaliar o impacto de ações.
Conteúdo:
O planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do impacto
O papel do pedagogo nesse processo
Metodologia de ensino:
Exposição dialogada
Recursos de apoio:
Texto:PRADO, Laura Andrea de Souza. O pedagogo em espaços não escolares. Trabalho de iniciação científica apresentado à Universidade Camilo Castelo Branco, sob a orientação da Prof.a Dra Tânia da Costa Fernandes. São Paulo: 2007
Aula: 5ª
Objetivo: Debater a pedagogia em espaços não escolares com especialista convidado
Conteúdo:
Vivência de trabalho em espaços não escolares
Metodologia de Ensino:
Palestra com especialista
Recurso de apoio
data show
Aula: 6ª
Objetivo:
Analisar e discutir fundamentos da Pedagogia hospitalar
Conteúdo:
Fundamentos da pedagogia hospitalar
Metodologia de Ensino:
Dinâmica de grupo
Discussão de texto
Recurso de apoio:
Texto:
MATOS, Elizete Lúcia Moreira & FREITAS, Margarida Teixeira de. Pedagogia hospitalar. Petrópolis, Vozes: 2006
Aula: 7ª
Objetivo:
Analisar e discutir fundamentos da pedagogia hospitalar
Conteúdo:
Fundamentos da pedagogia hospitalar
Metodologia de Ensino:
Aula expositiva dialogada
Recurso de apoio:
Lousa
Retroprojetor
Aula: 8ª
Objetivo:
Analisar e discutir fundamentos da pedagogia hospitalar
Conteúdo:
Fundamentos da pedagogia hospitalar
Metodologia de Ensino:
Discussão de texto
Recurso de apoio
Texto:
MATOS, Elizete Lúcia Moreira & FREITAS, Margarida Teixeira de. Pedagogia hospitalar. Petrópolis, Vozes: 2006
Aula: 9ª
Objetivo: Avaliar
Explicar trabalho de campo
Conteúdo:
Exercício avaliativo
Orientações sobre o trabalho de campo
Metodologia de Ensino:
Recurso de apoio
Aula: 10ª
Objetivo:
Analisar e discutir fundamentos da pedagogia social
Conteúdo:
Fundamentos da pedagogia social
Metodologia de Ensino:
Dinâmica de grupo
Recurso de apoio:
Texto:
Graciane, M. Stella S. Pedagogia social de rua. São Paulo, Cortez: 1997
Aula: 11ª
Objetivo:
Analisar e discutir fundamentos da pedagogia social
Conteúdo:
Fundamentos da pedagogia social
Metodologia de Ensino:
Exposição dialogada
Recurso de apoio:
Texto: Graciane, M. Stella S. Pedagogia social de rua. São Paulo, Cortez: 1997
Aula: 12ª
Objetivo:
Analisar e discutir fundamentos da pedagogia social
Conteúdo:
Fundamentos da pedagogia social
Metodologia de Ensino:
Exposição dialogada
Relatos de experiências
Recurso de apoio:
Textos: Graciane, M. Stella . Pedagogia social de rua. São Paulo, Cortez: 1997
SILVA, Rodrigo Barbosa. A escola Pública encarcerada.
Aula: 13ª
Objetivo:
Analisar e discutir fundamentos da pedagogia empresarial
Conteúdo:
Entrega de atividade avaliativa
Fundamentos da pedagogia empresarial
Metodologia de Ensino:
Dinâmicas de grupo aplicadas ao setor de recursos humanos da empresa
Recurso de apoio:
Materiais com a descrição das dinâmicas
Aula: 14ª
Objetivo:
Analisar e discutir fundamentos da pedagogia empresarial
Conteúdo:
Fundamentos da pedagogia empresarial
Metodologia de Ensino:
Dinâmica de grupo
Exposição dialogada
Recurso de apoio:
Data show ou retroprojetor
Texto: RIBBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 4ª edição. Rio de Janeiro, Wak editora: 2007.
Aula 15º
Objetivo:
Analisar e discutir fundamentos da pedagogia empresarial
Conteúdo:
Fundamentos da pedagogia empresarial
Metodologia de Ensino:
Exposição dialogada
Recurso de apoio:
Texto: RIBBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 4ª edição. Rio de Janeiro, Wak editora: 2007.
Aula 16ª
Objetivo:
Conceituar terceiro setor
Conteúdo:
O que é o terceiro setor?
Metodologia de Ensino:
Exposição dialogada
Recurso de apoio:
retroprojetor ou data show
Texto:
TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs, 8ª edição.Rio de janeiro, Fundação Getúlio Vargas: 2004.
Aula: 17ª
Objetivo:
Refletir acerca do terceiro setor
Conteúdo:
Organizações não governamentais: o que são de fato?
Metodologia de Ensino:
Debate
Recurso de apoio:
Texto: Organizações não governamentais: o qu esse oculta no não?
Coutinho, Joana.
Aula: 18ª
Objetivo:
Apresentar trabalhos de campo
Conteúdo:
Apresentação de trabalhos de campo realizados em espaços não escolares com alunos
Metodologia de Ensino:
Apresentação pelos alunos
Recurso de apoio:
cartazes, data show e ou retroprojetor
Aula: 19ª
Objetivo:
Apresentar trabalhos de campo
Conteúdo:
Apresentação de trabalhos de campo realizados em espaços não escolares com alunos
Metodologia de Ensino:
Apresentação pelos alunos
Recurso de apoio:
cartazes, data show e ou retroprojetor

7.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA EXTRAÍDA DO PPC
GRACIANE, M. Stella S. Pedagogia social de rua. São Paulo, Cortez: 1997.
MATOS, Elizete Lúcia Moreira & FREITAS, Margarida Teixeira de. Pedagogia hospitalar. Petrópolis, Vozes: 2006
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 4ª edição. Rio de Janeiro, Wak editora: 2007.
7.2. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR EXTRAÍDA DO PPC
PRADO, Laura Andrea de Souza. O pedagogo em espaços não escolares. Trabalho de iniciação científica apresentado à Universidade Camilo Castelo Branco, sob a orientação da Prof.a Dra Tânia da Costa Fernandes. São Paulo: 2007
SILVA, Rodrigo Barbosa. A escola pública encarcerada: como o estado ensina seus presos. Dissertação de Mestrado apresentada à PUC de São Paulo. São Paulo: 2003
TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs, 8ª edição.Rio de janeiro, Fundação Getúlio Vargas: 2004